Setembro Cidadão encerra atividades nas escolas da rede pública com 100 projetos desenvolvidos durante o mês

O projeto Setembro Cidadão encerrou, na manhã desta quarta-feira (25), as ações no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), com uma cerimônia que contou com música e apresentações culturais de alunos da rede pública de ensino. Foi também um momento de agradecimento pelo empenho no desenvolvimento de atividades de educação cidadã dentro das escolas.
O mês da Cidadania no RN contou com uma programação intensa nas salas de aulas, com o envolvimento das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs) e das 610 escolas da rede estadual de ensino. Foram atividades voltadas para o lazer, a cultura e o esporte, sempre levando em conta lições de cidadania. Mais de 100 projetos foram apresentados pelas unidades de ensino durante os últimos 30 dias, fruto das ações que aconteceram durante o Setembro Cidadão, e que envolveram as disciplinas da grade curricular. "A cada ano o Setembro Cidadão se empodera, se fortalece, primordialmente, no ambiente escolar, na perspectiva de criar essa consciência da educação e cidadania que é fundamental para uma sociedade democrática", avaliou o coordenador da Comissão do projeto na SEEC, João Maria Medeiros.
Um dos idealizadores do Setembro Cidadão, o professor e juiz Jarbas Bezerra, destacou a importância da parceria com a Secretaria Estadual de Educação para o desenvolvimento do programa, que existe desde 2013. "Temos um projeto de educação cidadã para ajudar o nosso país e o nosso estado. Estamos aqui para somar e a secretaria nos deu todo o apoio nessa batalha. Nada disso é possível sem a participação dos nossos mestres, dos nossos educadores, coordenadores, diretores. Quem vai ganhar com isso são os nossos alunos, os futuros grandes cidadãos desse país", concluiu.
A solenidade de encerramento foi repleta de ações culturais. Estudantes da Escola Estadual João Chaves, de Macaíba, fizeram uma apresentação da dança folclórica Araruna, uma das mais genuínas expressões da cultura popular do Rio Grande do Norte. Alunos do Centro de Atendimento ao Surdo, do bairro das Quintas, na capital, fizeram a tradução de uma música em libras. Além disso, jovens da Escola Estadual Varela Barca, do bairro Potengi, também em Natal, se apresentaram em forma de coral. Alguns projetos de escolas da rede pública foram homenageados com a entrega de uma comenda.
Sabão Cidadão
Durante o evento de encerramento, a secretária adjunta de Educação do RN, Márcia Gurgel, recebeu um presente da equipe da Escola Estadual Jerônimo de Albuquerque, que fica na Vila de Ponta Negra, em Natal. Ela foi presenteada com o "Sabão Cidadão". O produto, feito a partir de óleo de cozinha, surgiu a partir de um projeto desenvolvido na escola que despertou os alunos para a consciência ambiental. "Eles tinham muita dificuldade na disciplina de Ciências Naturais. Para trabalhar melhor isso, identificamos que o lixo era um problema inerente à realidade deles e usamos essa temática em sala de aula. Foi a partir daí que surgiu a oficina para a confecção do sabão", explicou a coordenadora pedagógica Cláudia Dutra.
A ação envolveu toda a comunidade, principalmente os pais dos alunos, que ficaram responsáveis pela confecção do material de limpeza ecologicamente correto. Alguns desses pais, inclusive, passaram a comercializar o "Sabão Cidadão", o que oportunizou uma fonte de renda para a família. "Ficamos felizes com o resultado dessa ação. A partir deste trabalho, nós desenvolvemos a educação dos filhos e criamos uma fonte de renda para os pais. É um projeto de inclusão, de educação e de cidadania", definiu a gestora da escola, Maria Edna dos Santos.

Compartilhe: