Participação efetiva das mulheres na política é discutida em seminário na UFRN

Como parte da programação do Setembro Cidadão, foi debatida, em seminário promovido pelo Grupo de Pesquisa em Direito Eleitoral (GPDE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a participação efetiva das mulheres na política. O evento, que contou com estudantes e profissionais do Direito, aconteceu no auditório da Reitoria, na noite desta quinta-feira (26).

Agradecendo a oportunidade de dividir esse momento com nomes importantes do direito, e trazendo a temática tão atual, Jarbas Bezerra, coidealizador do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec), abriu o evento no qual falou sobre ‘Eleições e cidadania democrática', explicando a importância e como nasceu o Setembro Cidadão.

Em seguida, foi a vez da advogada Ligia Limeira, também idealizadora do Probec, falar sobre ‘Fundos públicos e financiamento de campanhas femininas', dispondo-os numa linha do tempo. "A história mostra que estamos no caminho certo. Temos muito a fazer, muito mesmo, mas tenho certeza de que vamos aumentar a nossa representatividade feminina na política, desde que continuemos combatendo à cultura machista e institucional, incentivando sempre a paridade", reforçou.

A mestre e doutora em Direito do Estado pela UFPR, professora e pesquisadora, Eneida Desirée Salgado, trouxe a temática ‘Tempo, teto e tática: para uma política por/de/para mulheres'. "Precisamos lutar por tudo isso. Pois enquanto a mulher, que muitas vezes não tem seu próprio teto, ainda sofre violência física e psicológica, no teto em vive, como ela fará política assim?!", questionou Eneida, fazendo um chamamento à todas as mulheres a terem coragem.

A professora do curso de Direito da UFRN, Mariana de Siqueira; e o professor Daniel Monteiro, falaram sobre ‘Presença de mulheres negras no parlamento' e ‘Compliance eleitoral e candidatura laranjas', finalizando o encontro.

A vereadora Nina Sousa; o presidente da Associação dos Magistrados do RN (Amarn), o juiz José Herval Sampaio Júnior; o reitor da UFRN, José Daniel Diniz; e o chefe do Depro, professor Orlando Ribeiro, prestigiaram o evento.

Compartilhe: