Setembro Cidadão inicia atividades em solenidade concorrida na Escola de Governo

02/09/2016

A 3ª Edição do Projeto Setembro Cidadão teve seu início oficial, nesta quinta-feira (01), durante uma solenidade realizada no auditório da Escola de Governo, dentro do centro administrativo. Participaram do lançamento autoridades civis e militares, além de integrantes de movimentos sociais organizados.
O projeto, que é pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã - PROBEC, e se assemelha ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa e a campanha de conscientização do Novembro Azul.

"Quando criamos este projeto não imaginávamos que tantas coisas maravilhosas iriam acontecer em tão pouco tempo. As instituições representativas da sociedade abraçaram a ideia, que cresce a cada edição, sendo essa apenas a terceira. Ou seja, temos muito ainda para avançar", declarou o juiz Jarbas Bezerra.
Segundo ele, nada na vida é possível fazer sozinho, sem parceria. "Quero agradecer a todos os colaboradores que acreditaram na proposta de educar as pessoas para exercer a cidadania".
A advogada Lígia Limeira disse que novos parceiros estão chegando para agregar valores e expandir o projeto. "As violações de direitos sofridas pelas mulheres é uma preocupação constante, haja vista o crescimento da violência". "Outra pauta fundamental é levar ao conhecimento da juventude o funcionamento das instituições políticas e democráticas".
De acordo com a secretária estadual de Educação e Cultura, Cláudia Santa Rosa, o Brasil tem muitas leis e que o desafio é executá-las (materializá-las). "Cidadania é o exercício de direitos e a cobrança de deveres de cada um e de todos. O grande mérito da iniciativa é colocar em destaque esta questão", destacou a professora, que na oportunidade representou o governador Robinson Faria.
Na ocasião, aconteceu a abertura do I Seminário Estadual de Educação Cidadã, que tem sequência nesta sexta-feira.

Compartilhe: