“Setembro Cidadão’ participa do desfile pelo Dia da Independência em Natal

Mascotes da campanha abriram o desfile das escolas da rede pública de ensino

O Setembro Cidadão marcou presença no desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, que aconteceu na Praça Pedro Velho, no bairro de Petrópolis, em Natal, na manhã deste sábado. As mascotes da campanha, Edu (Educação) e Cidinha (Cidadania), participaram do ato, ao lado de estudantes de escolas públicas, militares das Forças Armadas, da Polícia e do Corpo de Bombeiros. Quatro mil pessoas, entre civis e militares, estiveram no desfile.
Esse é o terceiro ano consecutivo que Edu e Cidinha abrem o desfile das escolas da rede pública, simbolizando a luta pela cidadania. O RN é o estado Cidadão do Brasil. O título foi concedido pela Lei Complementar 494/2013. A governadora Fátima Bezerra prestigiou o evento e falou sobre a importância da construção de um estado cidadão. "Um estado cidadão é aquele que luta, que cumpre o seu papel para que tenhamos justiça, direitos, respeito, valorização. É aquele que luta por dignidade para todos e todas".
O juiz Jarbas Bezerra, que idealizou o Setembro Cidadão junto com advogada Lígia Limeira, também esteve presente. Segundo ele, o contexto histórico da independência do Brasil de Portugal, em 7 de setembro de 1822, representa uma luta cidadã. "Nós estamos comemorando o dia em que o Brasil se tornou um país livre, com a sua soberania. Isso é de suma importância. Liberdade também é uma questão de cidadania", afirmou.
Durante todo o mês serão desenvolvidas ações ligadas à educação e cidadania, com a finalidade de levar a crianças e adultos a consciência dos seus direitos e deveres e os meios para participarem mais ativamente dos rumos da cidade, do estado e do país. A SEEC/RN planeja e organiza o Setembro Cidadão, por meio de parcerias celebradas com o Probec e as escolas, desde a primeira versão do Movimento, em 2014. Para o secretário de Educação, Getúlio Marques, uma sociedade mais cidadã se constrói com participação popular. "A gente tem que fortalecer cada vez mais a cidadania com o conceito de participação de todos, de liberdade, de democracia. A escola é o pilar principal para a construção de uma sociedade mais cidadã".

 

Compartilhe: